• acoppepequeri

Artesanato de peças decorativas em bambu

Entre os dias 3 a 7 de fevereiro aconteceu no Pequeri a segunda etapa do curso de artesanato de fibras naturais (bambu). O curso, ministrado pelo instrutor Rodrigo Ferreira da Silva, teve duração de 40 horas e contou com a participação de alunos que fizeram a primeira etapa do curso em Julho de 2019.


Na primeira etapa os alunos aprenderam as técnicas de preparação do bambu, as amarrações feitas em sisal e a produção de móveis com a fibra. Nessa etapa do curso os alunos tiveram a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos e empregá-los na confecção de peças decorativas como tripés, revisteiros, cachepôts, dentre outros.


O curso é realizado pelo SENAR e foi promovido no bairro através do Sindicato Rural de Conselheiro Lafaiete e ACOPPE (Associação Comunitária do Povoado do Pequeri) e visa capacitar os moradores para a geração de renda através de meios alternativos e do aproveitamento de recursos naturais presentes na região.


Todos os cursos oferecidos pelo SENAR são gratuitos e contam com a emissão de Certificado reconhecido nacionalmente e manuais de orientação para quem deseja empreender e iniciar seu próprio negócio.


Seguem abaixo depoimentos de alunas do curso:


“O curso foi muito bom, muito proveitoso. Esse curso nos proporcionou uma visão mais ampla das peças que podem ser confeccionadas a partir do bambu e inclusive reaproveitando os resquícios da fabricação de móveis ( que foi aprendido na primeira etapa), assim temos uma produção sustentável e designs inovadores em peças decorativas, seja para a venda ou para uso doméstico.”

Marilene Vieira Maia


“Eu acho que é um curso que valeu a pena, acho que todos deveriam valorizar porque é um conhecimento, uma oportunidade única que estamos tendo. E acho que quando tiver de novo devemos mobilizar outras pessoas para participarem, porque mesmo que tenhamos outras atividades o conhecimento é sempre válido.”

Elaine Ramalho


“O curso oferecido é de excelente qualidade. Acredito que o grande diferencial desse curso seja o treinamento prático, que acontece ao longo das aulas: temos a oportunidade de colocar em prática o que foi aprendido no curso anterior. Para mim o aprendizado fluiu de forma natural e intensa. Quero deixar meu agradecimento ao Marcone, que vem correndo atrás de curso para nós moradores do Pequeri, ao SENAR com a Ilma e ao professor Rodrigo.”

Leidiane Vieira Cardozo




8 visualizações

A ACOPPE acredita que os conhecimentos adquiridos pelas pessoas podem dar novos rumos as suas vidas e contribuir para uma sociedade mais justa e por isso investe na capacitação das pessoas promovendo palestras, cursos, treinamentos e campanhas sobre os mais variados assuntos.

CONTATO: 

Email: acoppepequeri@hotmail.com

ongtransparente.png

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 - Associação Comunitária do Povoado do Pequeri. Todos os direitos reservados.